Organização faz bem a sua saúde.

Sim, parece ser estranho, mas ser organizado ajuda e faz bem à saúde. Deve ser por isso que nossas mães costumavam nos cobrar que guardassemos as coisas ao invés de largar pela casa. Se paramos para pensar, tem  sua lógica, pois quando as coisas estão organizadas,  você pode aliviar o estresse da procura do objeto desaparecido, deixando o padroeiro das causas perdidas, o "São Longuinho",  em paz. Tenho certeza que esta semana, ou a semana passada, ou mesmo mês passado, você acabou estressado buscando algo que imaginava ter perdido. E aqui nem vamos falar dos prejuízos, eu mesmo já comprei novamente, algo que achava ter perdido, para depois descobrir que estava caído atrás da cama (não vou disser o que era, tenho vergonha).
Só para entender melhor, o estresse é uma resposta fisiológica do nosso organismo e ele nem sempre tem um resultado muito positivo. O estresse leva eventualmente a um desequilíbrio tanto emocional, quanto físico e que pode a curto e médio prazo, prejudicar a sua saúde. 
Já deve ter lido em muitas matérias os efeitos que ele causa no coração, na pressão sanguínea ou mesmo no sistema imunológico do corpo. E quando se tornam frequentes  podem causar cansaço mental, falta de concentração, mau humor entre outros. Então que tal pensar em começar a se organizar e colocar as coisas no lugar? Essa matéria está focada em dar a você algumas dicas para se livrar dessas preocupações, e porque não dizer ter um vida mais saudável e mais tranquila. Vamos lá: 
1 - faça uma lista das coisas mais usadas no seu dia-a-dia, parece ser simples mas isso acaba encurtando alguns caminhos. Eu normalmente começo essa lista pensando em objetos que pego diariamente, ou frequentemente durante a semana. Comece essa lista não por ordem de importância, mas por ordem de frequência. 
Aí está o grande segredo, as vezes perdemos tempo procurando coisas que nem são tão importantes mas consome o nosso precioso tempo. Depois de pronto essa lista vamos para o próximo item:
2 - Separe um lugar para elas e crie o hábito de colocar-las lá. Sim muitas vezes as chaves não tem um espaço próprio pra elas, e colocamos em cima da mesa, ou no sofá ou em qualquer outro lugar que apareça no nosso caminho. E aí começa a confusão, movimentamos outros objetos ou colocamos alguma coisa sobre ele, ou mesmo esbarramos no sofá ao sentamos, que seja, esse objeto acaba saindo do nosso olhar. Então defina este lugar, e por favor não esqueça que ele existe.
Mas aqui vai uma outra dica:
3 -  Quando queremos consertar algo em nossas vidas, temos aquele movimento de tentar mudar os nossos hábitos do dia pra noite. Mas a gente sabe que isso não funciona, então comece lentamente e traga um hábito por dia, ou por semana se você for muito atarefado. Faça um suporte e coloque a sua chave ali. Selecione uma gaveta, um criado mudo, um espaço para colocar a sua carteira, seu dinheiro, ou qualquer outro objeto que você sabe que vai precisar com frequência. 
A magia começa por aí, hábitos são construídos aos poucos e não de repente. Nessa lista que você fez coloque os objetos que você mais usa, pode ser com o exemplo acima, a chave do carro, ou da casa. E vá lentamente acrescentando outros objetos nessa sua organização e quando menos esperar já estará  com hábito de guardar as coisas sempre no mesmo lugar:

4. Planeje antes de dormir. Pode não ser o seu caso mas muitas pessoas ao acordar de manhã, acabam ficando um pouco estressada, ou por ter esquecido de comprar um lanche para tomar de manhã, café ou um pão,  ou mesmo para perceber que não tem uma roupa limpa para vestir, está sem tempo para arrumar, já que de manhã tudo é muito corrido. Então pegue aqueles 15 minutos que antecede o seu descanso noturno e separe sua roupa num canto, e para você que mora sozinho, já veja o que vai tomar no café da manhã, e se for possível deixe a mesa do café posta:

5 - Algumas coisas já tem seu lugar, mas por desleixo, que não sabemos explicar bem, largamos por ai. Estamos falando daquela mala de viagem que fica largada no canto do quarto, ou aquela sunga úmida junto com a roupa suja e vai por ai. Esse hábito também precisa ficar na lista acima ok? 
Comprometa-se a colocar as coisas no lugar, mesmo quando estamos cansados, no fim você e eu sabemos que vale a pena.

Pesquisas indicam que perdemos muito tempo selecionando roupas, ou separando na gaveta, meias, cuecas e camisetas, ou seja o que for. 
Foque sua atenção em suas roupas e quais usará durante o dia. Se você mora sozinho roupas jogadas pela casa com certeza é um estresse, e se você cronometrar quanto tempo perde por dia recolhendo essas roupas, separando as que estão sujas, vai perceber que perde um bom tempo durante o dia que você poderia estar utilizando para outras coisas. 
Nós homens, não somos costumeiramente, muito organizados, e às vezes até parece fazer parte da cultura ser um pouco bagunçado, ou desleixado, mas sabemos que pagamos um preço caro agindo assim, então que tal a mudança?
Pequenas atitudes como essas, de nos organizarmos e ter locais onde podemos guardar os nossos objetos, não só acabam reduzindo estresse, como também libera um tempo pra que nós possamos ter um dia mais tranquilo e as coisas aconteçam com calma. 
E como já falamos por aqui, no blog Hylberman, a vida é muito curta para perder tempo ficando irritado com coisas sem importância.

 

Otécio Chiquito Junior
email: rjunior355@gmail.com

SITE: www.hylberman.com.br
WHATSAPP: (11) 92004 5812

SOCIAL MIDIA:
EMAIL: hylberman@hylberman.com.br
PINTEREST: https://br.pinterest.com/hylberman/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/hylberman/
FACEBOOK: https://www.facebook.com/Hylberman/
TWITTER: https://twitter.com/hilbermanhill
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCFSH00mXDey-y1rY8D-1ewQ?gl=BR

Tenham uma boa semana.

Sobre a loja

A Hylberman é um Ateliê que desenha e produz malas, bolsas carteiro, mochilas e acessórios em couro legítimo, todos Inspirados no seu cotidiano. A mais de 8 anos no mercado.

Social
Pague com
  • Pix
  • PagHiper
Selos

Hylberman Comércio Eletrônico de Acessórios Ltda - CNPJ: 20.252.357/0001-74 © Todos os direitos reservados. 2022


Para continuar, informe seu e-mail

Fale Conosco pelo WhatsApp