Sete dicas de como manter suas peças feitas de couro legítimo

Sete dicas de como manter suas peças feitas de couro legítimo

Que o couro é uma artigo nobre e elegante, ninguém duvida, mas quando o assunto são os cuidados de conservação, muitos clientes nos ligam para saber o que fazer com suas “preciosidades”, e é por isso que nós da Hylberman resolvemos escrever este artigo.

Mas antes vamos rever os conceitos sobre o uso de boa parte dos artigos como mochilas e casacos feitos em puro couro. Sim, o couro bovino tem personalidade, ele toma forma e o jeito do dono. Impregna em sua estrutura o cheiro, o perfume a essência de quem o uso, ou seja, a beleza está na idade, nas marcas e cicatrizes, assim como acontece com a gente. Então partindo dessa ideia, vamos aos tópicos que irão ajudá-lo a conservar o couro por gerações, já que é por essa razão que optamos para ser nossa principal matéria-prima.

UM: limpeza
Não se lava o couro. Podemos usar um pano levemente umedecido com água e sabonete neutro passando sobre a superfície suja, sem esfregar ou encharcar. Depois disso, deixe secar na sombra em um local bem arejado.

DOIS: armazenar
Você já deve ter lido em algum lugar que o couro é parte de algo vivo, ou seja, não devemos NUNCA guardá-lo em um lugares úmido e escuros. Poderá motivar a formação de fungos que irão danificar sua peça. Deixe-a respirar fora dos armários e gavetas pelo menos uma vez a cada 15 dias (quando ela estiver sem uso).

TRÊS: manutenção
Sim o couro precisa de manutenção. Ouvimos diversas pessoas que amam a forma rústica que o couro assume com o passar do tempo mas existe uma diferença entre uma peça desgastada e de uma ressecada. O couro é a pele de uma animal, e assim como a sua, ela irá precisa de cuidados. podemos usar produtos industriais, onde o termo correto são “hidratantes”, neste caso preste atenção, pois o creme não pode conter álcool em sua composição . Lemos em muitos sites que indicam creme para as mãos. Mas se querem nossa opinião sincera existem aqui no brasil bons produtos especialmente fabricados para esse fim. Nosso conselho é o uso da Linha NOVAX, vamos deixar o link da empresa no fim deste artigo. A periodicidade na hidratação do couro está muito relacionado com uso. Nos caso das mochilas de uso diário recomendamos pelo menos uso moderado a cada 20 dias, o que já é o suficiente.

QUATRO: cuidados
Evite deixar sua peça em contato com tintas de caneta e cabelo ou mesmo de corantes fortes. Uma vez que são absorvidos pelo couro não saem mais.
Evite borrifar perfumes como fazemos com as peças de algodão. O álcool não é amigo do couro. E estamos novamente falando de uma pele, sendo que seu perfume irá reagir diferente e ter um cheiro diferente do exalado pelo seu corpo.
Já que falamos de álcool, entra, nessa categoria os solventes, aguarrás, detergentes e seus subprodutos. Todos são agressivos ao curtume e irão reagir a tinta ou o acabamento de sua mochila.
Novamente, nunca esfregue a superfície, se o couro adquiriu uma coloração devido a outros agentes (corantes de origem diversa), retire o que for possível sem agredir a superfície.

CINCO: chuva
Sua peça molhou e sabemos que imprevistos acontecem não se desespere. Retire todos os objetos internos e dos bolsos. Papéis molhados soltam tinta que iram manchar interna e externamente . Após retirar todos os seus pertences, envolva com toalhas secas, passando suavemente por todas as superfícies até sentir que o excesso da água se foi.
Coloque a peça em um local arejado e de preferências quente (Calor natural). Não coloque diretamente no sol, e volte a utilizar ou guardar apenas quando certificar que ela está completamente seca.

SEIS peças Híbridas de Couro e Lona.
Nas áreas onde temos couro os cuidados permanecem como falamos acima, já a lona podemos utilizar uma escova (aquelas de roupa) que embebida na água e sabão neutro podem ser esfregadas sobre a superfície da lona. Mas atenção, faça antes um teste em uma área central, pois alguns tingimentos de tecido podem soltar tinta e danificar o couro se entrar em contato com ele.

SETE: Couros que agem diferente.
Sim temos duas categorias que precisamos citar que são os couros nobuck e camurça. A textura da superfície de ambos irão reagir mesmo com o uso de água e sabão. Mas estas são peças desenhadas para ter a história do tempo… assim como nós.

Esperamos que tenham gostado desse artigo, se tiverem mais dúvidas escrevam

Voltar para o blog